Fernando Poletti é escultor, ceramista, ilustrador e pintor argentino nascido em 1984. Possui experiência de uma década na confecção de esculturas e tem formação superior pela Escuela Municipal de Cerámica de Avellaneda [Buenos Aires]. Trabalhou em grandes ateliês da capital argentina e atuou na restauração do Museo del Bicentenário, na Casa Rosada, sede nacional do governo.

 

Entre 2012 e 2014, o artista viajou pela América Latina buscando conhecer seus povos, ilustrando seus traços, ministrando oficinas de escultura e pintando murais. No Brasil, ministrou aulas de escultura em Florianópolis [SC], Curitiba [PR], Ubatuba [SP], Angra dos Reis [RJ] e atualmente ministra cursos de escultura e cerâmica em Belo Horizonte [MG], onde reside desde 2014.

 

Em Belo Horizonte, Fernando ofereceu oficinas na Escola Ceramicando Arte da Terra, no Habilis Atelier e no Dom Atelier de Arte. Em 2015 e 2016, ministrou cursos sobre escultura cerâmica na Escola Guignard [UEMG], para alunos da comunidade rural de Conceição do Mato Dentro [MG] e também ofereceu oficinas de produção de fornos artesanais para cerâmica. Entre 2015 e 2017 ministrou aulas no Atelier Zema e em 2017 passou também a oferecer cursos no ALMEIDA - Centro de Inspiração, onde manteve seu atelier [CENTRAL atelier de esculturas e interações  urbanas], integrando o projeto Ateliê no Prédio.

 

Atualmente, Fernando ministra aulas de escultura e cerâmica no seu atelier, localizado no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte [Minas Gerais, Brasil], onde também se dedica à produção de suas peças.​

Em 2016, Fernando produziu um monumento em tamanho natural em homenagem ao violonista capixaba Maurício de Oliveira. O monumento foi instalado na Praia de Camburi, um dos principais pontos turísticos de Vitória, capital do Espírito Santo, no sudeste do Brasil.

CURRÍCULO

Fernando Poletti tem formação superior pela Escuela Municipal de Cerámica de Avellaneda [Buenos Aires], onde realizou estudos sobre anatomia humana, músculos e ossos, modelagem e desenho, além de estudos com modelos-vivos. O artista é especializado na modelagem de diversos tipos de figuras, em tamanho real, grandes, médias e pequenas escalas, com vários materiais. Trabalha há mais de uma década com a modelagem de figuras e há cerca de seis anos com esculturas de resina poliéster, poliuretano, isopor, telgopor, gesso e cimento e ainda com modelos tridimensionais e bidimensionais.

 

Participou de cursos na Escuela Taller del Casco Histórico de la Ciudad de Buenos Aires e de oficinas de gesso com foco em molduras e ornamentos ministradas pelo mestre Cejas; oficinas de modelagem e de reproduções em gesso e cimento; workshops de modelaggem de ornamentos antigos [século XX] e molde de peças com o mestre Xavier Fontendla; de oficinas práticas de alvenaria, dentre outras atividades. Trabalhou na restauração dos porões da antiga Aduana Taylor, que tornou-se o Museo del Bicentenario - localizado nos fundos da da Casa Rosada, sede da Presidência da República Argentina, na capital do país, Buenos Aires. Além disso, atuou na produção de ornamentos da fachada deste prédio que compuseram uma maquete de 3,5m x 1,3m, utilizada em projetos para restauração do edifício.

 

Fernando José Poletti atuou no Taller de Esculturas Arte Villalba, coordenado pelo artista Gerónimo Villalba; e no Estudio Pugliese, do renomado artista argentino Fernando Pugliese.

                                                 

Entre 2012 e 2014, Fernando Poletti viajou por oito países da América Latina, retratando os traços e costumes de seus povos e ofertando workshops de escultura. Ele passou por países como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Brasil [vários estados do sul do país] e atualmente reside em Belo Horizonte [MG], onde ministra cursos e oficinas de escultura cerâmica, atua na montagem de exposições de arte e também na pintura de murais.

Em Belo Horizonte, participou da montagem da itinerância da 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza viva [2017] e da mostra 'Do objeto para o Mundo - Coleção Inhotim' [2016], realizadas no Palácio das Artes; da Galeria Claudia Andujar, exposição permanente da fotógrafa suíça Claudia Andujar, no Inhotim; da exposição  ‘Afetividades Eletivas’, em cartaz na Galeria de Arte do Minas Tênis Clube I, dentre outras. Na exposição ‘Do objeto para o Mundo - Coleção Inhotim’, Fernando Poletti realizou a pintura de um mural de 11 metros, criado pela artista contemporânea Rivane Neuenschwander. Em 2016, participou da instalação e da pintura de um mural que compõe a obra "Car Crash", de autoria do artista alemão Franz Ackermann, também em Belo Horizonte.

Em outubro de 2014, Fernando integrou a equipe de produção do documentário ‘Sertão como se Fala’, que percorreu sete estados do Nordeste brasileiro para registrar histórias de pessoas que aprenderam a ler [o mundo] com o alfabeto do sertanejo. Ele ilustrou os traços e características dos povos e localidades desta região do Brasil. O abc do sertão considera os sons das letras e não seus nomes, como faz o convencional, em português. Nove letras têm sons distintos do alfabeto ‘do sul’. São elas: ê [E]; fê [F]; guê [G]; jí [J]; lê [L]; mê [M]; nê [N]; rê [R]; sí [S]. Mais informações sobre o projeto, acima, na aba ARTES+ e nos canais: Facebook; Wordpress; Instagram.

Fernando realizou a confecção de moldes para cerâmica de gesso, de dois e três partes [taceles] e de moldes de gesso para monumentos dedicados ao ex-presidente argentino Nestor Kirchner que superam o tamanho real.

Trabalhou com manipulação, corte e instalação de distintos tipos de vidro durante cinco anos, em variados suportes como madeira, ferro, alumínio e molduras.

Também tem experiência como joalheiro, na produção de cobre esmaltado (confecção de jóias e bijouterias de cobre com vidro, o qual sofre um processo de cozimento quando forneado a 800º C); no calado de lâminas de cobre, alpaca e bronze; na soldagem de prata; em procesos de polimento.

Fernando também maneja ferramentas e máquinas como: serra circular, amoladora, furadeira, serra tico-tico elétrica, lixadeiras elétricas, grampeador pneumático, taladrodremel [furadeira de precisão], soplete de joalheiro [ferramenta para fundição de peças], soldadora elétrica, serra de calar metal e madeira [utilizada em trabalhos de joalheria].

2018. Exposição coletiva no Bazar de Arte Independente - JUNTA, no espaço Mama Cadela.

2018. Participação do Leilão de Arte NUVEM, no espaço Mama Cadela.

2018. Participação no evento Atelier Portas Abertas (demonstração ao vivo e workshop gratuito de modelagem de cabeça humana).

2018. Workshop de retrato humano no atelier Luna Bella de Barro, em Buenos Aires, Argentina.

2018. Realização de curso de técnicas cerâmicas com foco na escultura na Fundação Rui de Matos, em Luanda, Angola.

2017. Feira Livre de Arte Contemporânea - FLAC BH. Espaço Centoequatro. Belo Horizonte.

2017. Exposição individual de processos. Almeida - Centro de Inspiração. Belo Horizonte.

2017. Demonstração ao vivo de modelagem de escultura durante projeto Marmita no Museu. Almeida - Centro de Inspiração. Belo Horizonte.

2017. Projeto Atelier no Prédio. Almeida - Centro de Inspiração/JACA Centro de Arte e Tecnologia. Belo Horizonte. Almeida - Centro de Inspiração. Belo Horizonte.
 

2016. Exposição individual de ilustrações e aquarelas. Pré-estreia do documentário Sertão Como se Fala. Espaço Centoequatro. Belo Horizonte.

2016. Exposição coletiva FARTura. Galpão Paraíso. Belo Horizonte.

2016. Feira/mostra coletiva. Abertura forno noborigama. Atelier Erli Fantini. Belo Horizonte.

2016. Demonstração ao vivo de modelagem de escultura durante Feira de Cerâmica do Mercado Central. Belo Horizonte.

2016. Feira de Cerâmica de Belo Horizonte. Mercado Central. Belo Horizonte.

2015. Exposição coletiva. Galpão Paraíso. Belo Horizonte.

2012. Asociación de Magistrados Judiciales de la Nación. Buenos Aires. Argentina.

2010. Salão de Pintura e Escultura da Asociación de Artistas Plásticos de San Isidro y la Dirección General de Cultura de la Municipalidad de San Isidro. Buenos Aires. Argentina.

2010. Salão de Cerâmica de Avellaneda. Buenos Aires. Argentina.

2009. Prêmio no XXXVIII Salón Estímulo para Alumnos de Escuelas de Cerámica. Instituto Municipal de Cerámica de Avellaneda. Buenos Aires. Argentina.

2008. Salão Arte Jovem de Avellaneda. Buenos Aires. Argentina.

2007. Salão Estímulo para Estudiantes de Cerámica. Buenos Aires. Argentina.

Mais informações: Facebook; Instagram; LinkedIn; Lattes |

OUTRAS EXPERIÊNCIAS

EXPOSIÇÕES MOSTRAS FEIRAS ETC

 

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