DOCUMENTÁRIO SERTÃO COMO SE FALA
Em outubro de 2014, Fernando Poletti integrou a equipe de produção do documentário Sertão como se Fala, que percorreu sete estados do Nordeste brasileiro para registrar histórias de pessoas que aprenderam a ler [o mundo] com o alfabeto sertanejo. Ele ilustrou os traços e características dos povos e localidades desta região do Brasil. O abc do sertão considera os sons das letras e não seus nomes, como faz o convencional, em português.
O filme investiga as raízes deste modo de falar e busca professores e alunos que ensinam a falar “mê” ao invés de “eme” e “lê” no lugar de “éle”. São nove as letras do alfabeto convencional que têm um som diferente em grande parte do sertão: Ê – Fê – Guê – Ji – Lê – Mê – Nê – Rê – Sí.
O filme foi lançado em 2016, no espaço cultural Cento e Quatro, em Belo Horizonte [MG, Brasil]. Na ocasião foi realizada uma exposição com as ilustrações que Fernando Poletti produziu no decorrer do projeto.
SAIBA MAIS . INSTAGRAM . FACEBOOK . WORDPRESS. CLIQUE PARA VER PARTE DAS ILUSTRAÇÕES . SERTÃO . LAMPIÃO.
Cerâmica e escultura: técnicas e processos
Horário a ser determinado
|Belo Horizonte


Horário e local
Horário a ser determinado
Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil
Convidados
Sobre o evento
Estão abertas as matrículas para as aulas de escultura cerâmica com o escultor e ceramista Fernando Poletti. Com encontros que oferecem um panorama teórico-prático, o curso ocorre em formato de atelier livre, privilegiando a busca autoral dos alunos.
As aulas terão início em setembro e serão ministradas aos sábados, entre 9h e 12h30, no Atelier Zema, espaço cultural localizado no bairro Floresta, em BH.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone [31] 9 7356.4023 ou pelo e-mail: fernando.esculturas@gmail.com. O Atelier Zema fica na Rua Baturité, 168, Floresta, Belo Horizonte.
Mais informações sobre as aulas:
ATELIER LIVRE | ESCULTURA CERÂMICA
Curso de modelagem de esculturas, com técnicas de construção e tratamento de superfície cerâmica. O intuito é que o aluno compreenda as amplas possibilidades do barro e do processo cerâmico. Por meio de diversos exercícios de modelagem e técnicas cerâmicas, os participantes conhecerão o material, seus estados e possibilidades. Além disso, terão contato com técnicas de construção e esvaziamento, técnicas decorativas e com a fornada, processo que define a cerâmica.
Durante o semestre, os participantes verão o alcance da cerâmica na escultura e as possibilidades que a argila apresenta como um material escultórico básico.
PROFESSOR | FERNANDO POLETTI
Escultor, ceramista e ilustrador, nascido na Argentina. Tem formação de técnico superior ceramista pela Escuela Municipal de Cerâmica de Avellaneda [Buenos Aires], onde realizou estudos sobre anatomia humana, músculos e ossos, modelagem e desenho, além de estudos com modelos-vivos. O artista é especializado na modelagem de diversos tipos de figuras, em tamanho animal, tamanho real, média e pequena escalas. Também trabalha com desenho e modelagem de caricaturas e a produção de ferramentas para modelagem. Trabalha há mais de uma década com a modelagem de figuras e há cerca de quatro anos com esculturas de resina poliéster, poliuretano, isopor, telgopor, gesso e cimento e com modelos tridimensionais e bidimensionais. Também tem experiência com fundição em bronze.
Conheça mais sobre os trabalhos e cursos oferecidos por Fernando Poletti nos canais:
www.instagram.com/fernandopoletti.sculptor + www.facebook.com/fernandopoletti.chofer.