DOCUMENTÁRIO SERTÃO COMO SE FALA
Em outubro de 2014, Fernando Poletti integrou a equipe de produção do documentário Sertão como se Fala, que percorreu sete estados do Nordeste brasileiro para registrar histórias de pessoas que aprenderam a ler [o mundo] com o alfabeto sertanejo. Ele ilustrou os traços e características dos povos e localidades desta região do Brasil. O abc do sertão considera os sons das letras e não seus nomes, como faz o convencional, em português.
O filme investiga as raízes deste modo de falar e busca professores e alunos que ensinam a falar “mê” ao invés de “eme” e “lê” no lugar de “éle”. São nove as letras do alfabeto convencional que têm um som diferente em grande parte do sertão: Ê – Fê – Guê – Ji – Lê – Mê – Nê – Rê – Sí.
O filme foi lançado em 2016, no espaço cultural Cento e Quatro, em Belo Horizonte [MG, Brasil]. Na ocasião foi realizada uma exposição com as ilustrações que Fernando Poletti produziu no decorrer do projeto.
SAIBA MAIS . INSTAGRAM . FACEBOOK . WORDPRESS. CLIQUE PARA VER PARTE DAS ILUSTRAÇÕES . SERTÃO . LAMPIÃO.
ATELIER LIVRE
As inscrições para o ATELIER LIVRE estão abertas! As aulas de escultura e cerâmica são ministradas no meu atelier, localizado no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte.
As aulas têm formato de atelier livre, o que significa que durante os encontros acompanho os processos de criação autoral de cada aluno, com atenção às suas necessidades e interesses pessoais. Deste modo trabalhamos diferentes enfoques teóricos e práticos, seguindo cada etapa da realização dos trabalhos e pesquisas dos artistas participantes.
Para as pessoas que estão começando na escultura e na cerâmica apresento tópicos introdutórios das técnicas de construção e decoração cerâmicas, tanto para escultura quanto para a confecção de peças utilitárias. Trabalhamos com técnicas cerâmicas de placa, bloco, rolo, alto e baixo relevos e também vemos diversas formas de trabalhar a técnica oca. Abordamos ainda tópicos sobre esmaltes, matérias-primas, torno, moldes em gesso, confecção de ferramentas e todo o processo de queima cerâmica.
Além das variadas possibilidades que a cerâmica oferece, também trabalhamos com técnicas da escultura tradicional em vários materiais como o gesso, cimento, argila, plastilina, madeira, resina poliéster e bronze de cera perdida. Além dos moldes em gesso para cerâmica, realizamos moldes perdidos e também em silicone, oferecendo aos alunos a possibilidade de trabalhar com diferentes materiais, máquinas e ferramentas.
Normalmente, as aulas eram realizadas no meu atelier, que fica na Rua Campestre, 305, 01, no bairro Sagrada Família, a quatro quarteirões da Avenida do Contorno e a uma quadra da Avenida Silviano Brandão, em Belo Horizonte.
Por ser um atelier livre, a inscrição de novos alunos é aberta durante todo o ano. Faça contato por e-mail, whatsapp ou telefone, assim podemos conversar mais sobre as aulas e sobre suas buscas na escultura e na cerâmica.
Você também pode contratar um workshop de retrato, da figura humana em pé ou de moldes para seu atelier, entre em contato e reserve uma data. Realizamos workshops em diferentes cidades do Brasil.
Para mais informações, mande mensagem ou ligue para (31) 97356-4023; ou envie um e-mail para fernando.esculturas@gmail.com.
ACESSE TAMBÉM . INSTAGRAM .