DOCUMENTÁRIO SERTÃO COMO SE FALA
Em outubro de 2014, Fernando Poletti integrou a equipe de produção do documentário Sertão como se Fala, que percorreu sete estados do Nordeste brasileiro para registrar histórias de pessoas que aprenderam a ler [o mundo] com o alfabeto sertanejo. Ele ilustrou os traços e características dos povos e localidades desta região do Brasil. O abc do sertão considera os sons das letras e não seus nomes, como faz o convencional, em português.
O filme investiga as raízes deste modo de falar e busca professores e alunos que ensinam a falar “mê” ao invés de “eme” e “lê” no lugar de “éle”. São nove as letras do alfabeto convencional que têm um som diferente em grande parte do sertão: Ê – Fê – Guê – Ji – Lê – Mê – Nê – Rê – Sí.
O filme foi lançado em 2016, no espaço cultural Cento e Quatro, em Belo Horizonte [MG, Brasil]. Na ocasião foi realizada uma exposição com as ilustrações que Fernando Poletti produziu no decorrer do projeto.
SAIBA MAIS . INSTAGRAM . FACEBOOK . WORDPRESS. CLIQUE PARA VER PARTE DAS ILUSTRAÇÕES . SERTÃO . LAMPIÃO.
MONUMENTO MAURÍCIO DE OLIVEIRA
PRAIA DE CAMBURI . VITÓRIA [ES] . 2016
Monumento em homenagem ao violonista capixaba Maurício de Oliveira. A escultura, confeccionada em tamanho natural e fundida em bronze, foi instalada na Praia de Camburi, em Vitória, Espírito Santo, Brasil.
Em 2016 e 2017, a Prefeitura de Vitória homenageou e premiou personalidades da cultura com réplicas em miniatura do monumento, em uma solenidade intitulada Comenda Maurício de Oliveira.